top of page
  • Foto do escritorBRASA

ESTUDAR FORA COM A NOTA DO ENEM: É POSSÍVEL?

Você sabia que é possível utilizar a nota do ENEM para ingressar em universidades no exterior?

Pois é! Muitas instituições europeias aceitam, de diferentes maneiras, o Exame Nacional do Ensino Médio para a candidatura de estudantes brasileiros. Dentre os países que aceitam a nota do ENEM, podemos citar: Portugal, França, Reino Unido, Irlanda, Estados Unidos e Polônia.

Vamos conferir, a seguir, algumas informações muito importantes sobre o funcionamento do processo de candidatura em alguns dos países mencionados e qual a função da nota do ENEM nos mesmos.


Universidades que aceitam a nota do ENEM: confira!


Portugal: mais de 30 universidades portuguesas aceitam a prova do ENEM. Porém, vale ressaltar que você deve ter realizado o exame há, no máximo, 3 anos antes da sua candidatura. A submissão das notas pode ser realizada diretamente no site da universidade, junto com o restante da sua aplicação.

Por fim, devemos destacar que, caso você possua cidadania europeia e queira utilizar a nota do ENEM para se candidatar, é necessário abdicar dos direitos que a mesma lhe daria na universidade. Isso porque, não é possível utilizar o ENEM aplicar para as universidades portuguesas como um cidadão europeu.


França: um dos principais requisitos do processo de aplicação para universidades francesas é ter sido aprovado em um curso semelhante ao almejado em uma universidade brasileira. Ainda, podemos citar como uma das instituições que aceitam a nota do ENEM como parte do processo o Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Lyon.


Reino Unido: diversas são as universidades do Reino Unido que aceitam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio. Entre elas, podemos destacar: University of Bristol, Kingston University e University of Oxford. Porém, as instituições solicitam também a realização do vestibular local. Ainda, devemos destacar que somente a nota do ENEM não é o suficiente para a aceitação nessas instituições. Isso porque, ela será somada a outros aspectos, como nota de proficiências em inglês, histórico escolar e atividades extracurriculares.


Irlanda: embora aceitem o exame, as universidades irlandesas possuem critérios específicos para o uso da nota do ENEM. Na University College Cork, por exemplo, é necessário ter cursado o primeiro ano em uma universidade e obtido uma média de no mínimo 7. Na Trinity College Dublin, por sua vez, a nota do exame poderá garantir acesso ao foundation year, que deverá ser realizado como forma de nivelamento.


Polônia: a Jagiellonian University é uma das instituições polonesas que aceita a nota do ENEM como parte da candidatura para os cursos de graduação. Vale ressaltar que o Exame Nacional do Ensino Médio será avaliado, dentro da aplicação, ao lado de outros critérios, como histórico escolar, currículo e exame de proficiência em inglês.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page