• Giovanna Mauro

COMO ESTUDAR NA ITÁLIA?

Estudar na Itália é o sonho de muitos estudantes brasileiros. Isso porque, o país conta com diversas universidades de excelência em seu território, além dos mais variados programas e bolsas.

Assim, se você também que descobrir mais sobre como estudar na “terra da pizza”, acompanhe o post de hoje!


Formas de ingresso

Em primeiro lugar, você deve saber que não existe uma única forma de ingresso para estudar na Itália.

Isso porque, essa forma (equivalente ao application) pode variar de acordo com o tipo de curso e com o nível de formação (graduação, mestrado e doutorado).


Como estudar na Itália: graduação

Se você deseja realizar um curso de graduação na Itália, separe o seu histórico escolar do ensino médio, uma carta de motivação, prova de proficiência (depende do curso) e uma carta de motivação. Esse é normalmente o formato destinado aos estudantes internacionais que desejam estudar no país.

Porém, algumas instituições e alguns cursos podem pedir o resultado de uma prova, que seria o correspondente ao vestibular brasileiro: o TOLC.

O TOLC pode ser realizado de forma remota e possui como função medir os conhecimentos dos alunos sobre as áreas de interesse dos mesmos.

Ainda, devemos destacar que alguns cursos pedem a realização de uma prova nacional de seleção. É o caso, por exemplo, do curso de medicina.


Como estudar na Itália: mestrado

O processo para ingressar em um curso de mestrado é muito similar àquele destinado ao ingresso em cursos de graduação.

A diferença principal consiste no fato de que você não precisará realizar nenhum tipo de prova. Porém, você poderá ser convocado para uma entrevista.


Como estudar na Itália: doutorado

Para os cursos de doutorado, por sua vez, o candidato deverá, preencher uma candidatura online, na qual ele irá colocar documentos, o histórico de notas, o diploma de graduação, o diploma de mestrado e uma carta de motivação. Ainda, o candidato pode também ser convocado para realizar uma entrevista com professores da faculdade.

196 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo