• BRASA

CARTAS DE RECOMENDAÇÃO: O QUE SÃO E COMO ESCREVER?

Carta de Recomendação: definição

A carta de recomendação é um documento que deve ser escrito através da visão de professores e/ou coordenadores, uma vez que tem como objetivo apresentar uma perspectiva completa sobre o aluno aplicante.

Na maior parte dos casos, as universidades pedem uma carta do guidance counselor (coordenador/orientador) e duas de professores. Além disso, algumas instituições permitem, ainda, o envio de cartas extras (opcionais), que podem ser escritas por qualquer pessoa que conheça bem o estudante, como amigos, técnicos, familiares ou qualquer outro indivíduo que vá contribuir com uma perspectiva extra sobre a personalidade e o caráter do aluno.

Carta de Recomendação: como escrever e para quem pedir?

As cartas de recomendação não têm uma estrutura ou um padrão, porém devem retratar, na medida do possível, aspectos autênticos e bem exemplificados do candidato. Assim, uma boa carta de recomendação não somente mostra competências acadêmicas do aluno, mas também discorre sobre as habilidades socioemocionais do mesmo, principalmente através de exemplos de liderança e motivação, visando apresentar um perfil completo do estudante.

Dessa forma, é essencial que as cartas de recomendação apresentem uma descrição honesta, detalhada e exemplificada do aluno, com o objetivo de mostrar de forma efetiva para os escritórios de admissões o real perfil daquele candidato. Para que essa meta seja atingida, os escritores da carta devem buscar ilustrar seus elogios ou críticas construtivas através de exemplos.

Além disso, devemos destacar que são poucas as universidades que vão especificar a área dos professores que devem escrever as cartas de recomendação. Assim, em parte significativa das situações, não é necessário escolher docentes de duas áreas diferentes: eles podem ser da área que o estudante preferir.

Por fim, é importante escolher um professor que de fato conheça o aluno, para que ele possa discorrer sobre o estudante com mais especificidade, abordando aspectos importantes do crescimento ou maturidade acadêmica e pessoal do mesmo.

253 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo