top of page
  • Foto do escritorBRASA

EXTRACURRICULARES: O QUE SÃO E COMO INCLUIR NA CANDIDATURA?

Você tem dúvidas sobre o que é uma atividade extracurricular e como ela deve ser incluída na sua candidatura?

Confira esse post completo sobre o que e como incluir no seu application!


O que é uma extracurricular?

Podemos dividir a palavra "extracurricular" para entender melhor o seu significado: "extra" significa "fora" e "curricular" se refere a todo o trabalho que você faz na sala de aula. Portanto, atividades extracurriculares são atividades que você faz fora da sala de aula, ou seja, que não estão previstas pelo currículo da sua instituição.

Dessa maneira, você pode considerar como uma atividade extracurricular quase qualquer coisa em que você esteja envolvido de maneira ativa e produtiva fora da sala de aula.


Extracurriculares: dicas

Lembre-se de que as faculdades desejam ver atividades que, de alguma forma, desenvolveram talentos ou habilidades que você usará mais tarde na sua vida, como capacidade de liderança, geração de impacto e envolvimento com a comunidade.

Assim, ir ao cinema todo fim de semana com seus amigos, por exemplo, não conta como uma extracurricular. Porém, iniciar um clube de cinema na escola para cinéfilos definitivamente pode ser colocado na sua candidatura como uma atividade extracurricular!


Extracurriculares: exemplos

Existem alguns grupos gerais de extracurriculares que são mais comuns. Vamos descobrir, a seguir, quais são eles:

  • Esportes: jogar em um time esportivo da escola, em um time interno ou em um clube fora da sua escola;

  • Serviço comunitário: qualquer tipo de trabalho voluntário, em sua comunidade, em escala nacional ou no exterior;

  • Emprego: qualquer tipo de empregos ou estágio;

  • Artes: artes visuais, artes cênicas, comédia, artes culinárias, etc;

  • Hobbies”blogs, um clube de cinema, caminhadas, competições, etc;

  • Atividades acadêmicas: clubes ou competições do conhecimento, pesquisa, etc;


Extracurriculares: outros casos

Mas você pode se perguntar: "e se eu não tive tempo para ingressar em clubes ou praticar esportes porque precisava trabalhar para ajudar a sustentar minha família ou passava as tardes cuidando dos meus irmãos mais novos?”

É importante ressaltar que os admission officers, ou seja, aquelas pessoas que irão avaliar a sua candidatura, também querem ouvir sobre esses tipos de atividades. Eles entendem que nem todos os alunos têm o luxo de realizar atividades extracurriculares tradicionais e pensam que a maneira como você gastou seu tempo é igualmente valiosa.

O importante é que você consiga refletir sobre o que essas experiências ensinaram para você e como elas podem ser valiosas para a faculdade. Por exemplo, é provável que você, ao cuida de seus irmãos ou ao ajudar a sua família, tenha desenvolvido muita maturidade e um bom senso de responsabilidade para alguém da sua idade. Ainda, você pode dizer também que é uma pessoa que sabe equilibrar o trabalho da escola com outros compromissos importantes.

Extracurriculares: ensino técnico

“Ensino técnico conta como extracurricular?”

A resposta é não. Se você estuda em ETEC, IF, ou em alguma instituição de ensino cujo sistema educacional inclui ensino técnico profissionalizante ao médio, esse aprendizado não pode ser classificado como uma atividade extracurricular, uma vez que faz parte do seu currículo acadêmico.

Isso não significa, contudo, que você não deva ou não possua espaço para falar do curso técnico que você fez durante o seu ensino médio na sua candidatura. Você pode incluir informações sobre isso nas cartas de recomendação dos seus professores, em alguma essay ou detalhar sobre peculiaridades do seu curso na seção de informações adicionais. Ainda, é possível detalhar sobre isso também no school profile, documento que seu counselor deverá enviar às universidades que você pretende aplicar.

Extracurriculares: quantidade e qualidade

Uma dúvida muito comum é: “eu tenho somente cinco extracurriculares para relatar, isso é algo negativo?”.

Outras, ainda, se parecem com: “eu sou obrigado a preencher todos os campos de atividades extracurriculares na Common Application?”

Não! Quando você estiver montando sua lista de extracurriculares para incluir na Common App, lembre-se o número limite não é algo para se preocupar.

Você deve incluir atividades que façam sentido para você. Lembre-se de que qualidade é muito mais importante do que qualidade. Assim, é preferível possuir cinco atividades de impacto do que possuir 10 que não geraram impacto ou que não foram importantes para você.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page