top of page
  • Foto do escritorBRASA

COMO FUNCIONA O CÁLCULO DO GPA?

Você sabe como calcular o seu GPA?

Essa é uma dúvida muito frequente entre todos aqueles que estão no processo de candidatura para as universidades da América do Norte.


GPA: o que é?

O GPA, Grade Point Average, representa o histórico acadêmico do aluno, que consiste em uma média geral de todas as matérias do Ensino Médio. Nos Estados Unidos, por exemplo, essa média é calculada dentro de uma escala que varia de 0 a 4.

Assim, podemos afirmar que o o GPA funciona como instrumento para medir o desempenho dos alunos em uma escala única.


GPA: como calcular?

Em linhas gerais, a fórmula básica para o cálculo do GPA é: dividir o total de pontos ganhos (as suas notas na escola) pelo número total de notas. O resultado disso será o seu GPA.

No caso dos brasileiros, o GPA deve ser calculado com base nas notas dos 3 anos do Ensino Médio e o do último ano do Ensino Fundamental, denominado de nono ano. Isso porque, o sistema americano considera que o ensino médio possui quatro anos.

GPA: sistema dos Estados Unidos

Nos Estados Unidos, o sistema de notas é feito por meio de letras, sendo “A” a nota máxima e “F” a mínima, que implica na reprovação do aluno. Cada letra representa um valor diferente para o cálculo do GPA. “A”, por exemplo, representa 4. “B”, por sua vez, representa 3, “C” representa 2, “D” representa a nota 1 e “F” representa 0.


Para exemplificar, imagine que você teve apenas cinco notas no seu ensino médio inteiro (sim, estranho, mas estamos criando essa situação apenas para fins ilustrativos).

Suas notas, após se formar, são C (2), A (4), B (3), A (4) e F (0). Como você calcula seu GPA, nesse caso?

No total, você teve uma pontuação de 13 (0 + 2 + 3 + 4 + 4).

Para calcular o GPA, basta dividir 13 por 5 (número total de notas), para um GPA final de 2.6


Como o Brasil utiliza um sistema de notas que varia de 0 a 10, é necessário convertê-lo para o sistema americano. Para isso, basta usar a seguinte tabela como referência:

NOTA NOS ESTADOS UNIDOS. NOTA NO BRASIL

A 9 - 10

B 7 - 8,9

C 5 - 6,9

D 3 - 4,9

F 0 - 2,9


No caso de alunos de instituições que possuem um sistema baseado em menções ao invés de números, basta relacionar as menções brasileiras às menções americanas. No caso de alunos de ETECs, por exemplo, o panorama seria o seguinte:


NOTA NOS ESTADOS UNIDOS. NOTA NO BRASIL

A MB

B B

C B-

D R

F I

GPA: exceção

“Minha escola não possui GPA oficial e a coordenação do meu colégio não tem como calcular nem enviar. O que eu devo fazer?”

As instituições de ensino superior americanas requerem o GPA como parte da candidatura. Porém, no caso de alunos internacionais, as mesmas entendem que existem muitos outros sistemas em todo o mundo. Sendo assim, nos campos em que devem ser inserido o GPA, você pode colocar N/A (not applicable).

Se você puder, procure também explicar essa situação no campo de informações adicionais ou mandar um e-mail com mais informações para as universidades que você vai aplicar.


GPA: devo calcular meu GPA sozinho?

É importante você calcule o seu GPA com a coordenação da sua escola. Dessa forma, as universidades americanas poderão ficar cientes da veracidade da informação que está sendo relatada.

2.909 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page