BRAZILIAN STUDENT ASSOCIATION

A maior associação de alunos brasileiros do mundo

A BRASA

A BRASA é uma organização sem fins lucrativos que se constitui de uma rede de estudantes brasileiros que estão morando fora de seu país de origem em busca de novos sonhos e desafios. Atualmente, a BRASA conta com mais de 7000 membros e está presente em 90 universidades ao redor do mundo, em países como Estados Unidos, Inglaterra, França, China, dentre outros.

A nossa ambição é, até 2025, sermos a organização referência para brasileiros que querem estudar, estudam ou já estudaram no exterior. Queremos ser reconhecidos como uma máquina formadora de líderes, empreendedores e causadores de mudança tanto no setor público como privado.

Sonhamos em empoderar a próxima geração de líderes por um Brasil melhor - sonho este que é compartilhado por cada membro da BRASA, e que é a razão principal pela qual esse time de apaixonados se une para trabalhar diariamente; é o norte de tudo que fazemos. Ao centro de seus valores, a BRASA tem proatividade, excelência, meritocracia e comprometimento com o Brasil.

FAQ

Como é o trabalho na brasa?
Voluntário e de forma remota


Onde a BRASA atua?
O board atua na Europa e nas Américas, entretanto temos pequenos grupos locais em alguns outros países que não estão compreendidos nessas duas zonas como é o caso da Austrália e Qatar


Qual a diferença dos grupos locais da brasa - Brasas Locais - e do board da brasa global?
Os grupos locais da brasa são formados por estudantes de uma mesma universidade e ou região geográfica que atuam especificamente neste espaço. O board da brasa global, por outro lado, atua de forma generalizada no continente europeu e americano de maneira transversal e a promover projetos que são mais amplos e atingem mais pessoas do que aquelas compreendidas em determinadas regiões. Dentro da brasa global existe um time chamado membership que tem como função específica dar apoio na criação e manutenção desses pequenos grupos locais para que os estudantes de cada localidade possam promover eventos que atendam às especificidades daquela região.


Eu posso me candidatar mesmo nunca tendo estudado fora?
Infelizmente não. Um dos pré requisitos obrigatórios para fazer parte do nosso board global é estudar ou já ter estudado no exterior.


Eu posso me candidatar já tendo concluído meu curso?
Infelizmente não. Um dos requisitos obrigatórios para ingressar no board global da brasa é ser estudante - seja de graduação, pós graduação, mba, mestrado, doutorado, pôs doutorado, etc..


Não me formei mas já voltei do meu intercâmbio, posso fazer parte do time da brasa?
Se você ainda é estudante e já, em algum momento do seu percurso académico, estudou no exterior, você pode se candidatar para uma de nossas vagas.


Qual o comprometimento mínimo exigido pela associação?
O comprometimento mínimo exigido por um analista da BRASA é de, em média, 10 horas semanais. Esse tempo pode variar de acordo com a vaga específica e o período do ano.


Quais os pré requisitos para fazer parte dessa equipe?
Para ser um board member você precisa ser estudante, estudar ou já ter estudado uma parte de seu curso no exterior e ter muita vontade de impactar o Brasil.


Não fui aprovado no processo seletivo anterior, posso participar desse?
Claro. Ficamos mais do que felizes em saber que você quer fazer parte da nossa equipe. E resiliência é uma das coisas que valorizamos em nossos membros, então não perde tempo e se inscreva no nosso processo seletivo.


Quais os benefícios de ser um membro da brasa?
Os membros da BRASA têm acesso facilitado as nossas iniciativas, podem participar dos nossos retiros anuais e têm uma chance incrível de networking - seja com demais membros, seja com empresas e/ou palestrantes das nossas conferências. Além disso nossos membros invariavelmente afirmam ter um enorme crescimento pessoal e profissional, além de ganharem uma nova família no exterior.


Quais os campos de atuação da brasa?
A BRASA atua em três frentes principais sendo elas o Pré universitário, universitário e Alumni. No pré universitário trabalhamos com iniciativas que permitem os estudantes de ensino médio brasileiro seguirem seus sonhos e alcançar a aprovação no exterior. Essas campanhas vão desde programas de mentoria até o nosso programa de bolsas. No universitário nós damos auxílio e desenvolvemos os estudantes brasileiros que já residem no exterior por de projetos que vão de competições a conferências enormes com profissionais renomados do nosso país, além, é claro, das nossas brasas locais que dão suporte específicos para os brasileiros inseridos em determinadas comunidades acadêmicas no exterior. No Alumni nos trabalhamos com aqueles que já se formaram ou já estão na reta final dos seus estudos. A missão aqui é fortalecer o networking entre esses profissionais e colocá-los em contato com grandes empresas que atuam no Brasil para (re)inseri-los no mercado de trabalho do nosso país.


Fazer parte do board da brasa me impede de participar dos projetos promovidos pela associação.
Não. Mesmo sendo um board member você pode se candidatar para nossas iniciativas desde que você não faça parte do time específico que promove aquele projeto, para que possamos garantir a imparcialidade nos processos.


Qual a vantagem de fazer um voluntariado?
Fazer um voluntariado é uma oportunidade de ser altruísta e doar o seu tempo para ajudar o próximo. Não há nada mais emocionante do que fazer a diferença na vida de alguém, ainda mais quando o assunto é possibilitar uma pessoa a realizar os seus sonhos.

Facebook Instagram Linkedin Youtube